Shakira HairNo making of de um show da Shakira há uma passagem que acho ótima (pausa para assumir o lado obscuro da força – sim, eu tenho um DVD da Shakira). Em dado momento, no backstage de um show, ela olha para o próprio cabelo, puxa uma mecha da franja platinada e opaca e traça um monólogo com o espectador:

– Esse cabelo deveria chegar até aqui (faz com a outra mão uma medida que alcança o dobro do tamanho da mecha loira). Mas ele estava tão preto e tive que descolorir quatro vezes até ficar loiro desse jeito… (olha para a câmera e termina com cara de desdém) Cabelo cresce!

Durante um tempo eu e uma amiga adotamos a última frase como chavão, pois fazia boa analogia com o momento pelo qual passávamos. Ambos saíamos de histórias sentimentais meio conturbadas e andávamos de bode, mas sabíamos que a fase era transitória. A vida se reajustaria, afinal, cabelo cresce.

Apesar do deboche, no fundo a frase é esperançosa. Seja ela uma metáfora para a visão de dias melhores ou uma ponderação literal. Mesmo quando você fode dicunforça com a cabeleira feito a cantora fez, fios saudáveis voltam a surgir.

Hoje a expressão ficou na lembrança e o cabelo efetivamente cresceu. Os fios da Shakira voltaram a ser loiros e sofridos pois tem gente que não aprende. Mas os meus e os da minha amiga vão muito bem, de todas as formas possíveis.